PERGUNTAS FREQUENTES

Sobre a Reciclagem Online RJ

O Curso de Reciclagem Online RJ é homologado pelo Denatran e credenciado pelo Detran?


Sim. Os cursos da Reciclagem Online RJ, bem como a metodologia de realização e as tecnologias de educação a distância são fornecidos em meio a uma parceria estabelecida com a LM Cursos de Trânsito. Os cursos foram analisados e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), seguido pelo credenciamento no Detran-RJ, respeitando todos os critérios estabelecidos em resoluções do CONTRAN.




Por que devo confiar na Reciclagem Online RJ?


A Reciclagem Online RJ é uma entidade educacional séria e sólida na área de cursos de trânsito, especializada em educação de condutores na modalidade a distância - EAD. Nosso principal objetivo é levar conhecimento ao condutor sobre a situação do seu processo de suspensão e/ou cassação e por meio do Curso de Reciclagem Online auxiliá-lo a recuperar sua habilitação. Realizamos nosso trabalho com transparência e integridade para que o motorista tenha conhecimento de cada etapa da situação de sua habilitação.




Qual é o diferencial da Reciclagem Online RJ?


Atendimento individual, personalizado e acompanhamento do início ao fim do processo.




Como faço para me matricular na Reciclagem Online RJ?


Leia o passo a passo de como recuperar sua carteira neste site. Para se inscrever, você precisa ter realizado os 4 (quatro) primeiros passos. Em seguida, clique no botão "Compre aqui" da nossa loja virtual, preencha os seus dados e escolha a forma de pagamento para adquirir o curso. Após a confirmação do pagamento você receberá por e-mail, whatsapp ou telefonema informando o seu Login e Senha. É tudo muito fácil e intuitivo.




Quais são as formas de pagamento?


Utilizamos a plataforma do Mercado Pago, que trás toda segurança para a sua compra.

  • Boleto bancário;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito em até 6x sem juros ou em 12x com juros;
  • Transferência bancária ou depósito.





Sobre a suspensão do direito de dirigir

A partir de qual instante se perde o direito de dirigir?


O condutor que não recorrer contra a penalidade de suspensão do direito de dirigir que lhe foi imposta, conforme publicado no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro, terá suspensa a sua habilitação. Quem impetrou recurso em primeira instância, conquistou o direito de recorrer automaticamente, em segunda instância, no caso do primeiro julgamento lhe ter sido desfavorável. Se o órgão de segunda instância (Conselho Estadual de Trânsito) também indeferir o recurso, o motorista terá o direito de dirigir suspenso a partir da meia-noite do dia em que o Cetran publicar a decisão no Diário Oficial.




O que pode acontecer se o motorista continuar a dirigir?


Se continuar a dirigir um veículo automotor durante o período de suspensão, o motorista punido estará cometendo infração de trânsito gravíssima, na esfera administrativa - Artigo 162, inciso II (dirigir veículo com suspensão do direito de dirigir, com penalidade de multa de R$ 957,69 e apreensão do veículo). Devendo, neste caso, ser instaurado processo tendente à cassação do documento de Habilitação, nos termos do artigo 263, inciso I, do CTB. Na esfera criminal, o motorista estará cometendo crime de trânsito tipificado no Artigo 307, do CTB: violar a suspensão de dirigir. Para esse crime, a pena é detenção de seis meses a um ano, e nova multa, além de imposição adicional de idêntico prazo de suspensão.




Como devo realizar o Curso de Reciclagem?


O Curso de Reciclagem é totalmente online, composto por vídeo-aulas, materiais didáticos inclusos, tutoria online, fórum de discussão, simulados e avaliações para testar o aprendizado do conteúdo entre uma matéria e outra. A carga horária consiste em 30 horas/aula, que está distribuída na seguinte estrutura curricular: - Legislação de Trânsito: 12 (doze) horas/aula - Direção defensiva: 8 (oito) horas/aula - Noções de Primeiros Socorros: 4 (quatro) horas/aula - Relacionamento Interpessoal: 6 (seis) horas/aula AVALIAÇÃO Após a conclusão da carga horária do Curso de Reciclagem de Condutor Infrator, o aluno agendará a prova de reciclagem eletrônica em qualquer posto de atendimento do DETRAN-RJ. O aluno terá de obter 70% de acertos na avaliação da prova eletrônica ao final do curso. Aprova contém 30 questões, portanto o aluno deverá acertar no mínimo 21 questões.




Qual a finalidade da realização do Curso de Reciclagem? Por que o Detran exige o curso como penalidade?


O curso é destinado a condutores penalizados nos termos do Art.261, § 2º e Art. 268 do CTB, ou seja, condutores com penalidade de suspensão do direito de dirigir e/ou com responsabilidade em acidente grave. O curso tem por objetivo reciclar os condutores penalizados, fornecendo-lhes condições de: - Identificar e corrigir falhas na sua forma de conduzir veículos; - Atualizar-se com a legislação de trânsito vigente; - Desenvolver atitudes psicossociais positivas no trânsito; - Recriar a mentalidade da direção defensiva; - Conscientizar a importância do respeito ao meio ambiente; - Propiciar noções mais acuradas de primeiros socorros.




O que se deve fazer para cumprir a suspensão?


O cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir inicia-se quando o condutor tem ciência (via notificação postal ou publicação em Diário Oficial, conforme o caso) de que não pode mais conduzir veículo por determinado tempo. Após o término desse prazo, a lei exige que seja feito um Curso de Reciclagem para Condutores Infratores – CRCI (com aplicação de prova teórica e acerto de, no mínimo, 70%) para que o condutor recupere sua CNH e volte a dirigir. Para realização do CRCI, é necessário que, antes, haja a entrega da CNH ao DETRAN-RJ A Carteira Nacional de Habilitação pode ser entregue em qualquer Posto de Habilitação, ou na sede do DETRAN-RJ, na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 4 - sobreloja, no guichê 21 e 22, NUDA (Núcleo de Documentos Apreendidos). O condutor terá de preencher o formulário de Protocolo de Entrega de CNH e ficará com o recibo de apreensão de sua carteira - o formulário do Auto de Entrega de CNH também está disponível nos postos de habilitação ou na sede do órgão (NUDA). Após o acautelamento da CNH, com o DUDA devidamente pago, o condutor poderá entrar em contato com o Tele Atendimento do DETRAN-RJ pelos telefones: (21) 3460-4040/4041 ou 4042 (capital), ou 0800-0204041(interior), solicitando ao atendente um agendamento para o serviço de ALTERAÇÃO DE DADOS/CRCI (O serviço poderá ser realizado mesmo com a validade da CNH expirada); No dia marcado, o cliente deverá comparecer ao Posto de Habilitação agendado, munido de original e cópia de documento de identidade com foto e CPF; Será entregue ao Cliente uma caderneta de exames (número RENACH) que deverá ser informada a nossa auto-escola para a realização do CRCI. Observação: Não haverá emissão de nova CNH, bem como, alterações de dados no sistema.




Como receber de volta a carteira de habilitação recolhida?


O condutor que tiver cumprido o prazo de suspensão, a carga horária do Curso de Reciclagem de condutor Infrator, e ter obtido aprovação na prova de reciclagem eletrônica, estará apto a pedir a devolução de CNH, se o documento ainda estiver dentro do prazo de validade. Esse pedido pode ser feito no posto de habilitação do Rio, Grande Rio ou interior do estado, por formulário próprio disponível nesses locais ou diretamente no guichê 21 e 22 do Núcleo de Documentos Apreendidos (NUDA), na sede do DETRAN-RJ, na Avenida Presidente Vargas, 817, Acesso 4 - sobreloja. A devolução da Carteira Nacional de Habilitação no guichê 21 e 22 do NUDA é imediata, desde que o condutor tenha preenchido todos os requisitos legais. Nos postos, a devolução da CNH dependerá de dois fatores: da remessa do requerimento de devolução da carteira à sede do DETRAN-RJ, por malote, e envio da carteira ao posto, também por malote. Nos casos em que a CNH esteja vencida, os condutores deverão iniciar os procedimentos usuais para renovação do documento.




Já realizei o pagamento do curso, em quanto tempo posso iniciar os estudos?


Imediatamente após a compensação ou aprovação da compra. Dependendo da forma de pagamento, você pode iniciar os estudos no mesmo dia, recebendo automaticamente seu Login e Senha de acesso exclusivo para a nossa plataforma de estudo. - Se você optou pelo pagamento por depósito/transferência bancária e realizou em horário de expediente bancário, você receberá dentro de poucos minutos seu login e senha para acessar o curso no mesmo instante; - Pagamento via boleto bancário: Você obterá o acesso ao curso assim que ocorrer a compensação bancária (que costuma demorar no máximo 48h); - Pagamento via cartões de crédito e débito: Você poderá ter acesso ao curso assim que a plataforma Pagseguro aprovar a sua compra. OBSERVAÇÃO: Não deixe de preencher o formulário com seus dados pessoais após a realização da compra online para que possamos matriculá-lo(a) em nosso curso.




Como entregar minha CNH, visto que ela foi perdida/roubada?


Se sua CNH foi perdida ou roubada, basta que você preencha o formulário de Perda e Extravio exigido pelo Detran, com sua assinatura autenticada em cartório e leve a um posto do Detran. Entre em contato conosco e receba mais informações.




Tenho 20 pontos ou mais na minha CNH mas ainda não possuo processo de suspensão, posso realizar o Curso de Reciclagem?


Infelizmente não. Você deve aguardar o processo de suspensão ser instaurado pelo Detran.




Realizei o pagamento do DUDA para o Curso de Reciclagem, posso aproveitar para alterar meus dados cadastrais durante minha visita ao Detran, por exemplo: alteração de sobrenome em caso de casamento, atualização para atividade remunerada, etc.?


Não. Porque a taxa paga sob o código 210-0 é exclusivo para procedimentos referentes à realização do Curso de Reciclagem, que inclui atualização de endereço, atualização da foto no sistema do Detran e cadastro da biometria.




Posso receber multas durante o período de suspensão?


Sim! O que não pode ocorrer, é a identificação do condutor suspenso dirigindo durante o período de suspensão. Para mais detalhes, clique aqui.





Curso de Reciclagem Preventivo

Tenho menos de 20 pontos na minha CNH, posso realizar o Curso de Reciclagem para zerar a pontuação e prevenir uma suspensão?


A Resolução 723/2018, artigo 9º e o Código de Trânsito Brasileiro-CTB, artigo 261 dispõem sobre a possibilidade do condutor, de categoria C, D ou E e que exerce atividade remunerada, que atingiu 14 pontos mas não tenha ultrapassado 19 pontos, o direito de solicitar a realização do Curso de Reciclagem Preventivo. Tal solicitação só poderá ocorrer uma única vez em um período de 12 meses. Concluído com êxito o curso preventivo de reciclagem, a pontuação das infrações relacionadas será eliminada para todos os efeitos legais. Mais detalhes acesse nosso blog: https://www.reciclagemonlinerj.com/blog/como-zerar-a-pontuacao-da-cnh





Renovação da CNH

Possuo processo de suspensão da CNH, posso renová-la?


Não. Quando o direito de dirigir está suspenso, nenhum outro procedimento pode ser realizado no Detran, apenas a regularização dessa pendência. A sua CNH representa o seu direito de dirigir, portanto, se este está suspenso você fica impedido de renová-la.





Curso de Reciclagem

Quanto tempo demora para fazer a reciclagem da CNH?


O curso de reciclagem online possui 30h/aula, você pode terminar em, no mínimo, 3 dias. Mas o curso ficará disponível para você por até 45 dias. Então tudo dependerá da sua necessidade. Se você tiver a máxima urgência de recuperar seu direito de dirigir, poderá concluir rapidamente, basta ter tempo disponível para acessar a plataforma e cumprir a carga horária.




Qual o valor do curso de reciclagem?


O curso custa R$220, sendo possível parcelar em 5x sem juros ou parcelar em mais vezes com juros em todos os cartões de crédito, além do pagamento via boleto bancário e depósito/transferência.




O que é o Curso de Reciclagem para Condutor Infrator (CRCI)?


O Curso de Reciclagem para Condutores Infratores é um tipo de penalidade, assim como existe a multa e a advertência por escrito, por exemplo. Porém, essa penalidade não será aplicada em qualquer ocasião, mas sim em situações específicas, tais como; 1) quando o motorista tiver o direito de dirigir suspenso; 2) quando o motorista tiver a CNH cassada; 3) quando se envolver em acidente grave para o qual tenha contribuído; 4) quando condenado judicialmente por crime de trânsito; 5) a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito; 6) quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação; 7) em outras situações a serem definidas pelo Contran.





(21) 3652-9787

(21) 98776-4009 WhatsApp
Atendimento via WhatsApp:

Seg. a Sex. a partir das 09h às 17h.

Estr. do Tindiba 2811,

Sala 102, Taquara -  Jacarepaguá,

Rio de Janeiro - RJ

CEP 22725-421

Reciclagem Online RJ, curso de reciclagem online, detran, auto escola, cnh suspensa, recurso de suspensão, recurso de multa, recurso detran rj, não fique sem dirigir
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco