• Reciclagem Online RJ

Como consultar as multas da carteira de motorista - CNH?

Veja a importância de consultar as multas da carteira de motorista - CNH de forma periódica.


Infelizmente muitos motoristas não possuem a preocupação em acompanhar a pontuação de sua carteira de motorista (CNH). A verificação é muito simples e pode ajudar a evitar muitos contratempos.


O sistema de pontuação das infrações de trânsito foi implementado em 1998 com a entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei - Nº 9.503 de 1997). Foi um passo extremamente importante para a redução das imprudências que ocorriam no trânsito na década de 90.


O DETRAN-RJ possui um site para consultar a pontuação (bem bacana!) onde é possível consultar a pontuação independente do Estado emissor de sua CNH. (Consulte aqui)


Digite as informações pedidas: número do CPF, número da CNH, Unidade Federativa - UF (Estado onde a CNH foi emitida) e transcreva as letras e números que aparecem na imagem. Apenas marque a opção PGU (modelo antigo da CNH sem foto) se a sua CNH foi emitida antes de 1994. Clique no botão consultar (ilustração acima).


A informação que buscamos estará na tabela abaixo, no campo selecionado em vermelho.

Caso as infrações pontuáveis nos últimos 12 meses sejam iguais ou superiores a 20 pontos, o DETRAN de seu Estado, irá instaurar um processo de suspensão do direito de dirigir, baseado no artigo 261 inciso I do CTB.

Art. 261 - A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:
I - Sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme pontuação prevista no Art. 259 do CTB.

Para o cálculo das infrações pontuáveis nos últimos 12 meses, não podemos usar como base o calendário civil (de Janeiro a Dezembro). Devemos verificar as infrações de forma individual, ou seja, se um cidadão comete uma infração no dia 06 de Outubro de 2018, ela somente irá sair da contagem de seu pontos no dia 06 de Outubro de 2018 de 2019.


Não se preocupe se os pontos das infrações pontuáveis nos últimos 5 anos forem maiores ou iguais a 20 pontos, você não será penalizado.


Caso você tenha 20 pontos ou mais nas infrações pontuáveis dos últimos 12 meses ou tenha alguma infração mandatária (nos últimos 12 meses ou 5 anos), desça um pouco a página do DETRAN-RJ e verifique se já foi aberto o processo de suspensão do direito de dirigir. Se houver, você verá uma tela como a do exemplo abaixo, onde é possível verificar o número e status atual do processo.


Caso você possua 20 pontos ou mais nos últimos 12 meses e não possui processo de suspensão aberto, saiba que o DETRAN de seu Estado possui o prazo de até 5 anos, a contar da data onde alcançou os 20 pontos, para instaurar o processo de suspensão de seu direito de dirigir. Não ocorrendo instauração do processo, o mesmo é arquivado e o cidadão não pode ser punido após este prazo. Uma vez aberto o processo, somente é finalizado após realizar o procedimento do curso de reciclagem de condutores infratores - CRCI. Saiba mais em www.reciclagemonlinerj.com, se você está enquadrado em algum desses casos, fique tranquilo, pois poderemos ajudá-lo!


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco

Converse conosco no WhatsApp: CLIQUE AQUI

E-mail: contato@reciclagemonlinerj.com

Site: www.reciclagemonlinerj.com

#recursomultas #detranrj #cnhsuspensa #reciclagemonlinerj


Acesse nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/reciclagem.online.rj/

Facebook: https://www.facebook.com/reciclagemonlinerj/

#ConsultaPontuacao #ConsultaSuspensao #20Pontos #Tutorial #recursodetran

(21) 3652-9787

(21) 98776-4009 WhatsApp
Atendimento via WhatsApp:

Seg. a Sex. a partir das 09h às 17h.

Estr. do Tindiba 2811,

Sala 102, Taquara -  Jacarepaguá,

Rio de Janeiro - RJ

CEP 22725-421

Reciclagem Online RJ, curso de reciclagem online, detran, auto escola, cnh suspensa, recurso de suspensão, recurso de multa, recurso detran rj, não fique sem dirigir
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco